sábado, 28 de abril de 2018

OS 10 MAIORES NOMES DA HISTÓRIA DE MONLEVADE



1) - Jean-Antoine Félix Dissandes de Monlevade - fundador, matriz de tudo, um sonhador que fez algo grandioso. pioneiro da siderurgia, grande responsável pelo desenvolvimento da região.
2) - Germim Loureiro ( BIO) - o mais votado na pesquisa virtual, prefeito muito reconhecido na cidade pelo seu legado de obras e desenvolvimento.
3) - Louis Ensch -  Grande engenheiro, empreendedor, personalidade histórica de grande relevância. Veio de Luxemburgo pra implantar a planta industrial do que viria a se tornar a maior siderúrgica a carvão vegetal do mundo. Mas além dessa obra monumental, também foi resposável por obras de vilas operárias e estrutura que ajudaram a configurar a cidade.
4) - Padre Henriques - Grande pensador, educador e empreendedor. No colégio criado por ele formaram-se Monlevadenses ilustres. Várias gerações de Monlevadenses puderam obter sucesso na vida, praticando a metodologia e didática implantados por ele.
5) - Mauri Torres - O político mais influente da cidade há décadas. Também empresário de sucesso, mantém uma rádio muito bem sucedida e tem hoje um dos filhos na linha de frente da política. A importância econômica e social da UFop e UEMG pra cidade o credenciam. O CTI do hospital e a estrada do forninho também. Mauri até hoje, é a maior figura política da história da cidade. Primeiro monlevadense a ser governador de Minas, ainda que interino, mas governador. Deputado estadual quatro vezes e vai terminar a vida pública como presidente do TCE
6) - Marcelo e Hélio - (Hiper) - empresários arrojados que alteraram a geografia da cidade. Construíram uma empreendimento de excelência e alavancaram comercialmente toda uma região, impactando várias cidades ao derredor.

7) - Dr.Lucio Flavio de Souza Mesquita - ex prefeito - responsável por diversas obras de vulto no município. Entre elas a canalização da Wilson Alvarenga.
8) - Dona Luzia do cartório - uma das pessoas mais citadas na pesquisa pela internet. Pessoa extremamente caridosa, de ótima índole, cujo legado é seu próprio estilo, marcado pela sobriedade, honestidade e respeito pelo ser humano
9) - Leonardo Diniz - um político carismático que consolidou o universo da esquerda em monlevade. Foi prefeito e fundamental no fortalecimento do sindicalismo na cidade.

10) - Neide Roberto - reconhecida como a maior cantora monlevadense de todos os tempos. Neide interpretava com alma e emocionava todo mundo. Deixou como legado uma família extremamente musical, que leva adiante a sua marca. Uma artista monlevadense que merece todo o reconhecimento.
 
OUTROS NOMES FUNDAMENTAIS
 

JOAQUIM MARTINHO COTA - O SR LULU
Foi o pioneiro que investiu na região do Jacui de cima, hoje Cruzeiro Celeste. Inclusive contratou, manteve os professores do primeiro grupo escolar da região.Seu legado foi um novo eixo de desenvolvimento.
TÓ VILELA
Um gênio da música que carrega a musicalidade de Monlevade na alma. Foi regente de vários corais e suas apresentações sempre emocionam.  
MÁRCIO PASSOS
Principal referência do marketing político e também do  jornalístico em João Monlevade. Márcio é Jornalista, empreendedor, pensador, consultor político, marketeiro, um combo de talentos nesse carioca que construiu sua vida em monlevade. Aqui ele criou o Jornal A Notícia, um dos mais respeitados do médio piracicaba e foi consultor de diversos políticos vitoriosos.
GUIDO WALAMIEL
Histórico professor de português, literato, um orador nato, grande mestre de cerimônias, foi professor durante a gestão de padre Henriques e em vários colégios da cidade, deixando um legado de amor à arte e a educação.
WILSON VACARI
Um monlevadense que sempre valorizou a arte e o esporte na cidade. Seu legado foi esse amor abnegado às coisas de Monlevade
ANTONIA MALTA
Primeira mulher advogada da comarca, a primeira mulher a presidir a 75 subseção da OAB por dois mandatos, sendo que a faculdade de direito de João Monlevade foi implantada na gestão dela e de sua diretoria, que muito contribuiu para o ensino superior do município.
JOÃO BOSCO PASCOAL
Além de um grande produtor que trouxe espetáculos inesquecíveis a Monlevade, era apresentador de eventos e divulgava Monlevade de uma forma muito positiva. Ia direto aos grandes de programas de TV de BH, onde era muito bem recebido. Na sua época Monlevade não saía da mídia.
EDUARDO MALUFF
Um dos mais importantes dirigentes esportivos do país, que despontou no Valério da vizinha Itabira e que depois levou os dois maiores clubes de Minas a um outro patamar em termos de marketing esportivo.  Um Monlevadense muito amado e admirado em todo o Brasil
JESUS DRUMMOND 
Foi personagem importantíssimo na época da emancipação.  Era prefeito de rio piracicaba, mas agiu de forma a possibilitar a emancipação e surgimento do novo município. Ele tem até nome de rua, mas talvez falte um reconhecimento maior da história.

ANTONIO GONÇALVES

Prefeito em diversos mandatos que também deixou um legado de obras na cidade e ajudou a configurar a cidade de hoje em dia.
 
OUTROS CITADOS PELA INTERNET
DONA CLARA SOPHIA DE SOUZA COUTINHO - Esposa de Jean Monlevade e sobrinha do Barão de Catas Altas - LOURENÇO ARQUILLES LÉ NOIR - Comandante da expedição pelos rios Doce e Piracicaba que trouxe as máquinas para a Fábrica de Ferro de Monlevade.- Gaston Barbanson - Que determinou Monlevade como local de instalação da moderna siderúrgica) - Alberto Lima - Dra Elza  - Maria Lima - Zé do muro - Gentil bicalho - Pe.Higino  - Tim jornalista - Ulete Mota - Zarif - Wilson Alvarenga - Padre João - Isaac cassimiro - Dona flor - Telecio - Café - Adlei - Maria lavagem- Luiz prandini - Chico Franco - Dindão - Pedro Luzia - Agenor Lima -Dona ritinha - Domingos Silvério -  Sô Nastrini  -  Wilson starling Junior - Pedro Machado - Toto loureiro - Alonso Malta - Geraldo de Paula - Dona nenela - Olímpio Carvalho Lage -Alonso Batista - Eunice Vilela Santiago - Dra dea - Walter -  Moisés dos anjos - Geralda Machado - Pedro Vitor- Pollyana cabeleireira - Sô Geraldinho - Didico, de Lúcio - Sansão - Sr machadinho - Diló - Alice de Oliveira - Nozinho Caldeira - Nonô Amora e Virgílio Salomão - Cláudia Guimarães - Geralda Machado - dona MARIA RITA ANTIGA MORADORA DA RUA PONTE NOVA NO B LURDES - Dona Preta

Observação - aqui foram incluídos todos os citados no grupo  PENSANDO MONLEVADE e vamos atualizando à medida que forem chegando mais indicações.
 
 
 





 
 










 
 

Um comentário:

EDITAL CONCURSO FOTOGRÁFICO PENSANDO MONLEVADE

CONCURSO FOTOGRÁFICO PENSANDO MONLEVADE

E você? Já está tirando suas fotos?  Não se esqueça que o CONCURSO é aberto a profissionais e amadores. Quem quiser se inscrever, de...