Você provavelmente, conhece alguém que em algum momento abriu um negócio, investiu o dinheiro de sua vida para montar uma bela estrutura física, estocar material, contratar funcionários e ficou, após este processo, sentado em sua cadeira confortável de “patrão”, esperando que, chovesse clientes e receitas fossem geradas abundantemente, quase que por milagre, assim como na época em que Jesus multiplicou os peixinhos.
Se você se lembrou disso com uma
pequena risada de canto de boca, é bem possível que tenha conhecido uma pessoa
assim. Mas se amargou um sentimento de incompetência, de oportunidade perdida e
de dinheiro mal gasto, com absoluta certeza essa pessoa está dentro de você. E
se você está lendo este artigo, é mister que enseja por mudança, e deseja redirecionar
qualquer realidade que não condiz com os objetivos sonhados para sua vida.
Mas não desanime. A boa notícia é
que qualquer ser humano tem total condição de adquirir as competências
necessárias a um EMPREENDEDOR, e assim, potencializar oportunidades que estão
sobrevivendo na mediocridade e que poderiam nadar de braçada num oceano azul!
E aqui vamos abordar uma que considero
fundamental para a saúde dos negócios: a Visão
Sistêmica. Essa competência é a que faz o empreendedor sair da cadeira
confortável de patrão e começar a agir. Ele percebe que um olhar focado apenas
em suas ideias não é o caminho para o sucesso, ele entende que abrir seus
horizontes e ampliar suas possibilidades não só lhe trarão mais receitas, mas
lhe darão vantagens competitivas.
O empreendedor com a capacidade
de integrar cenários, sabe como seu negócio funciona em partes e no todo,
analisa processos e pessoas, estuda a realidade que o cerca, conhece seus
concorrentes, se relaciona com futuros parceiros, e assim mantem um ciclo
contínuo de interação, que lhe permite antever-se aos fatos e enxergar novas
oportunidades.
Uma dica para começar a se
desenvolver nesta competência é sair da posição de “dono” e olhar sua empresa
com a perspectiva de seus stakeholders: clientes, colaboradores, fornecedores e
demais parceiros. É importante, porém, que você deixe de lado todo e qualquer
julgamento ou justificativa que hoje integra seu padrão mental. Seja crítico,
como você o seria sendo o seu próprio cliente, colaborador e fornecedor. Anote
tudo, cada detalhe e posteriormente faça uma análise do cenário, defina um
objetivo e comece a traçar suas estratégias.
Ao realizar esta atividade, você
provavelmente encontrará a resposta para muitas perguntas, e também se fará
muitas perguntas, iniciando um ciclo de melhoria contínua e dando passos
importantes para elevar o seu negócio a patamares nunca imaginados possíveis!
Não espere que fatores externos
conduzam sua vida, o maior poder para mudar o curso dos seus negócios está
dentro de você e se chama o PODER DA DECISÃO.
Decida agora onde quer chegar, e
com absoluta certeza encontrará dentro de si mesmo todos os recursos
necessários para chegar lá.
Adriana Janzen – Consultora em desenvolvimento de pequenos
negócios e Business Coach, atualmente residente em Joao Monlevade/MG.
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