domingo, 27 de maio de 2018

VOCÊ SABE O QUE SIGNIFICA VISÃO SISTÊMICA?

Você provavelmente, conhece alguém que em algum momento abriu um negócio, investiu o dinheiro de sua vida para montar uma bela estrutura física, estocar material, contratar funcionários e ficou, após este processo, sentado em sua cadeira confortável de “patrão”, esperando que, chovesse clientes e receitas fossem geradas abundantemente, quase que por milagre, assim como na época em que Jesus multiplicou os peixinhos.
 
Se você se lembrou disso com uma pequena risada de canto de boca, é bem possível que tenha conhecido uma pessoa assim. Mas se amargou um sentimento de incompetência, de oportunidade perdida e de dinheiro mal gasto, com absoluta certeza essa pessoa está dentro de você. E se você está lendo este artigo, é mister que enseja por mudança, e deseja redirecionar qualquer realidade que não condiz com os objetivos sonhados para sua vida.
Mas não desanime. A boa notícia é que qualquer ser humano tem total condição de adquirir as competências necessárias a um EMPREENDEDOR, e assim, potencializar oportunidades que estão sobrevivendo na mediocridade e que poderiam nadar de braçada num oceano azul!

E aqui vamos abordar uma que considero fundamental para a saúde dos negócios: a Visão Sistêmica. Essa competência é a que faz o empreendedor sair da cadeira confortável de patrão e começar a agir. Ele percebe que um olhar focado apenas em suas ideias não é o caminho para o sucesso, ele entende que abrir seus horizontes e ampliar suas possibilidades não só lhe trarão mais receitas, mas lhe darão vantagens competitivas.
O empreendedor com a capacidade de integrar cenários, sabe como seu negócio funciona em partes e no todo, analisa processos e pessoas, estuda a realidade que o cerca, conhece seus concorrentes, se relaciona com futuros parceiros, e assim mantem um ciclo contínuo de interação, que lhe permite antever-se aos fatos e enxergar novas oportunidades.

Uma dica para começar a se desenvolver nesta competência é sair da posição de “dono” e olhar sua empresa com a perspectiva de seus stakeholders: clientes, colaboradores, fornecedores e demais parceiros. É importante, porém, que você deixe de lado todo e qualquer julgamento ou justificativa que hoje integra seu padrão mental. Seja crítico, como você o seria sendo o seu próprio cliente, colaborador e fornecedor. Anote tudo, cada detalhe e posteriormente faça uma análise do cenário, defina um objetivo e comece a traçar suas estratégias.

Ao realizar esta atividade, você provavelmente encontrará a resposta para muitas perguntas, e também se fará muitas perguntas, iniciando um ciclo de melhoria contínua e dando passos importantes para elevar o seu negócio a patamares nunca imaginados possíveis!

Não espere que fatores externos conduzam sua vida, o maior poder para mudar o curso dos seus negócios está dentro de você e se chama o PODER DA DECISÃO.

Decida agora onde quer chegar, e com absoluta certeza encontrará dentro de si mesmo todos os recursos necessários para chegar lá.
Adriana Janzen – Consultora em desenvolvimento de pequenos negócios e Business Coach, atualmente residente em Joao Monlevade/MG.

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