sábado, 29 de setembro de 2018




COLUNA - PALAVRA DE ESPECIALISTA



Inaugurando, a nossa coluna "Palavra de Especialista", trazemos hoje, o Dr. Rodrigo Cunha Braga, Psiquiatra  e membro titular da Associação  Brasileira de Psiquiatria, que nos traz um tema importantíssimo:O aumento do índice de suicídio em crianças e adolescentes. 

Cada mês, estaremos trazendo um especialista diferente, de áreas distintas, para dissertarem acerca de temáticas recorrentes.





(Dr. Rodrigo Cunha Braga)*

"O AUMENTO DO ÍNDICE DE SUICÍDIO EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES"

Assim como nos adultos, o suicídio em crianças e adolescentes também é tratado como um tabu.

 É difícil lidar com a situação de uma criança ou adolescente querer se matar.

O Índice de depressão tem aumentado consideravelmente nesta população, somado a laços afetivos superficiais, pouca capacidade de enfrentamento das frustrações do dia a dia, pouco contato com os pais, privação de sono e início precoce de abuso de substâncias (álcool, maconha...).

Estes, são importantes fatores de risco a serem considerados nesta população. Estejam atentos a alguns sinais: alterações do sono e da fome mudanças no padrão de comportamento isolamento social alterações do humor (irritabilidade ou tristeza acentuada e PERSISTENTE) queda no rendimento escolar.

É necessário falarmos mais sobre este tema e atentarmos sobre o sofrimento mental e a angústia nesta população.

Procure ajuda! Se informe mais! Abrace esta causa!!!




*DR RODRIGO CUNHA BRAGA - PSIQUIATRA - CRMMG 50189 RQE 41711, é membro titular da Associação Brasileira de Psiquiatria e atende atualmente em João Monlevade no endereço: Consultório (3851 - 5545).


Um comentário:

  1. Mais cedo do que imaginamos esse assunto tem de ser tratado com a maior relevância. Muito bom o conteúdo!

    ResponderExcluir

EDITAL CONCURSO FOTOGRÁFICO PENSANDO MONLEVADE

CONCURSO FOTOGRÁFICO PENSANDO MONLEVADE

E você? Já está tirando suas fotos?  Não se esqueça que o CONCURSO é aberto a profissionais e amadores. Quem quiser se inscrever, de...