domingo, 24 de junho de 2018





ERA UMA VEZ A “DOCE SEDUÇÃO” DE 76 ANOS

 * José Sana



Estamos num arraial chamado Cidadezinha Qualquer e precisamente no ano de 1942, mais definidamente no dia 1º de junho. Um grupo de jovens engenheiros, portando capacetes e vestidos de marrom, recém-formados, bate à porta da casa do senhor Sebastião, que se esconde jovialmente numa rocinha agradável, ar puro, horta sortida, pomar algumas vacas no quintal, galinhas poedeiras, porcos no chiqueiro. Ele tem mulher e quatro filhos, todos sadios, que estudam nas Escolas Reunidas Nossa Senhora do Jirau, no sopé de um morro íngreme, mais que abrupto, um gigante, que faz sombras a quilômetros de distância. E varam os dias felizes, aguardando terminar o curso das crianças para depois seguir para Belo Horizonte, a capital, quem sabe, onde querem estudar Direito e Medicina os meninos, as menina não, os pais esperam que a idade se complete para ver se arrumam um bom casamento. Ou, quem sabe, se tornem cultas professoras iguais as outras, bem educadas, ajudar na alfabetização da criançada dos arredores. 

Os engenheiros, declarando-se humildemente compadecidos por verem o senhor Sebastião pegando num machado afiado e agressor, cortando a lenha, o suor descendo-lhe fronte abaixo; a senhora dona Raimunda socando café no pilão, transpirando como chaleira no cozimento do inhame e da batata; os meninos, um fazendo os deveres de casa e o mais velho indo ao pasto buscar bezerros, era hora de prendê-los para que, no dia seguinte, seja muito farta a ordenha das vacas leiteiras, poucas, sim, mas que davam para o sustento da família e ainda para dona Raimunda fazer ora um requeijão queimadinho e ora um queijo para variar na merenda da turma. As meninas, assustadas com a visita inesperada, estavam na flor da pré-adolescência. Sedutores, os homens, querem conversar, têm ares de um mistério inimaginável para o surrado Sebastião, de mãos calosas, e com uma desconfiança despreocupada. “Será que querem comprar a minha terra? Ou será que é como nos filmes bang-bangs?” Sim, os que viu no cinema dia deste: o poderoso manda o capataz, que ordena sair, deixa todos sem teto e assume o lugar, como era no Velho Oeste de John Wayne, Burt Lancaster. Tom Mix. 

Mas os educados visitantes querem apenas fazer ofertas atraentes ou traiçoeiras, era só isso. E assentam-se em tamboretes de madeira de lei, puxam umas fumaças no cigarro de maços chiques, oferecem aos donos da casa e, em seguida, não perdem tempo: propõem emprego para o dono da casa e até uma tarefa para a senhora como arrumadeira de escritório, caso queira, “com todo o respeito que merece”. A resistência é a primeira arma do dono daquela linda paisagem. “Gosto daqui, não vou sair para trabalhar fora, muito obrigado por acharem tudo aqui muito bonito, já me disseram a mesma coisa”. Mas a sedução continua ligada e ao ar livre, e até citam exemplos: “Vocês conhecem o Jeremias? E o Mateus? Já ouviram falar do Antônio de Dona Maria? E este, aquele, aqueloutro?” Acrescenta um visitante: “Vão receber uma bolada boa!” Até que, manjando olhares da mulher, que suspira, promete dar resposta num prazo determinado, já que não oferecem dinheiro, mas citam valores que derrubam qualquer cabeça tida como irredutível. E, antes de fechar a conversa, além de prometerem levar o casal para o trabalho bem-remunerado, atrevem-se a deixar uma proposta: “Queremos primeiro comprar este terreno!” Despedem-se, estendendo as mãos: “Boa tarde, até quando pudermos falar, vão pensando no futuro muito cheio de fartura que espera vocês” — Assim vão-se os “simpáticos” visitantes, prometendo retornar algum dia para, quem sabe, o fechamento de negócios “interessantes”. 

Não é preciso dizer mais nada. Muitas famílias já não moram mais naqueles bucólicos lugares, bem pertinho de uma cidade que tem, na área urbana, menos de 5 mil habitantes. Trata-se de um vilarejo qualquer, mas muito agradável, que nunca, jamais, iria ser mudado caso não aparecesse uma máquina chamada ganância para acabar com o clima saudável, os pastos verdejantes, a horta, o pomar, a água brotando chão afora e descendo por dezenas de bicas. Estudar as crianças poderia ser sempre por ali mesmo até chegar a hora de uma escola mais adiantada. Afinal, a ambição de crescer, melhorar, educar a família não depende de saírem daquele mato cheio de vida. Para Sebastião e dona Raimunda, bastavam as forjas de ferro que se espalhavam na zona rural, além de duas respeitadas fábricas de tecidos. Será que tudo seria engolido por um tubarão sem mar? Agora estamos virando as décadas de 1970, 80, 90 e 2000. A população do vilarejo próximo se multiplicou por dez, beira os 120 mil seres humanos. Chegou o tal progresso e resolveu tomar conta de tudo, inclusive trouxe gente boa, mas também alguns descarados, manjados, atraídos pelo ouro que brilha. Onde estão Sebastião, Antônio, Mateus, Jeremias e outros e suas famílias? Uns foram para as oficinas, os portadores de maçaricos morreram de tanto usar a solda em extensas oficinas — esse processo de soldagem produz gases ou fumaças que contêm partículas altamente intoxicantes. Os que teimavam em viver mais chegaram a morar num lugar chamado Explosivo por “piedade” dos homens de camisas marrom; durou, no entanto, pouco, e de lá da também chamada Vila Sagrado Coração de Jesus, parede e meia com o aeroporto (cadê ele?) foram expulsos; as comunidades eclesiais de bairros acolheram os que puderam, muitos se alojaram numa exótica e ironizada Vila Paciência, de onde também foram convidados a dar o fora; houve muitos que toparam morar na Vila Conceição de Cima, que também seria extinta irremediavelmente, estumados como animais indesejáveis e ferozes. Nunca se teve notícia de uma cidadezinha qualquer tão vulnerável e que nem dava tempo de identidades se firmarem. 

Da segunda Vila Paciência, houve uma “dócil” permuta por trocados pagos a espertos, a uns poucos mais quantias, e a senhoras viúvas, coitadas, levem esses trocados e se virem. Para os mais poderosos deram o sonho melancólico de morar sob o reinado dos tais finos em suspensão. Até que inventaram uma enganadora legislação ambiental, mas que nada resolveu, apenas consolou, amenizou, deu esperança para que cada um se acomodasse e pudesse adquirir remédios para o combate a bronquites, rinites, sinusites, até se perder as “nites” e chieiras que ecoam no peito e nos pulmões e exalam as entranhas e poros.

Agora a dona do espaço que chegou como um minerador do Velho Oeste Americano, que se expandiu na sua influência até para outro estado da República, tem um trunfo nas mãos: “Não querem poeira, não querem poluição, não querem comprar remédio para a respiração, pois bem, nós oferecemos a parada das atividades, a pobreza deve fazer bem!” Quantas vezes a chantagem chegava nua, crua e transparente? E acenavam, também, aos cuidados de dona Exaustão, a poderosa aliada dos homens de marrom, agora de verde. Dão uma corda, dizem que não há risco, mas se vem o chiado, a frase sempre pulula no ar: “Podemos trocar poeira por praças, trincas nas paredes arrumamos e assim vocês, quem sabe, ficam felizes!” Ah, certa vez, depois de anunciar que essa senhora Exaustão se zarparia da Cidadezinha Qualquer, isto em 2025, o ano que ainda não chegou, vem um engenheiro simpático, careca, cheio de vida e diz: “Isso é conversa fiada, vamos exorcizar esse fantasma para sempre, ou pelo menos por mais 60 anos. Quem viver verá!” E, assim, a Cidadezinha Qualquer, que havia se tornado particular em troca de dinheiro podre, ter perdido vilas e bairros, campo de pouso, derrubado parte de seu patrimônio para dar lugar a prédios modernos, arranha-céus, ganha vida nova e coloca na cabeça: não existe dona Exaustão nada, era ilusão, esqueçam e vamos à frente. No entanto, aparece, agora um senhor, de nome Mercado, senhoril mais respeitado que Dalai Lama, Alah, Maomé e o Papa. 

E o pior, ao lado de forças aliadas de nome Dinheiro e Poder, além da receptividade de uma tal dona Bolsa de Valores. Agora, os próprios ex-moradores do sopé da serra (quanto menos os sedutores de marrom ou verde) não veem mais aquele clima dócil, ameno, gostoso, nem aquela família tão simples e feliz, mas contemplam, com medo de olhar para as caras assustadas, olhos arregalados, a triste dor do engodo de 76 anos que se passaram e deixaram crateras imensas, rastros de padecimentos, lembranças lúgubres. Contudo, precisam de novo seduzir os pobres-coitados, mostrar a eles que a simplicidade de um casebre acolhedor, meia dúzia de vacas soltas no pasto, um galinheiro, chiqueiro, horta, aquilo nunca existiu, visão ficcionista pura, besteirol comum da vida sem sentido.

E que, com a beleza do ar puro e da riqueza, foi criado, a estas custas da ficção da paisagem pura que existia, um gigante chamado Carajás, inquebrantável e que mete inveja. Quem custeou foi o grupo visitado pelos amarronzados sedutores, todos assim o quiseram, não houve nem golpe, nem sedução, bem poderiam estar, ainda desassossegados. Bolsão de pobreza? — onde inventaram esse palavrão? Mentira pura!

P.S.: Qualquer semelhança da terra promissora de 1942 com a atual, de 2018, quase oito décadas depois, é mera casualidade, invenção de Antônio, Mateus, Jeremias, Sebastião, o cortador de lenha, e da ingênua Raimunda, que socava café no pilão. O sonho agora é esquecer, esquecer, esquecer... Também nunca existiu um ou uma responsável pelas tragédias acumuladas, este nome é sonho inventado, pesadelo de quem comia batata e inhame, e não houve sedução: COMPANHIA VALE DO RIO DOCE.

*José Sana é editor do Blog de sua autoria chamado Notícia Seca.
Confiram lá, este e outros textos: http://www.noticiaseca.com.br/mobile/pg.php?id_cat=57&&id=303

quarta-feira, 20 de junho de 2018

 PALESTRA: CONSTRUINDO SEU FUTURO PROFISSIONAL

CONFIRAM ALGUMAS FOTOS DESTA EXCELENTE PALESTRA MINISTRADA PELA COACH ADRIANA JANZEN  DA NOSSA PARCEIRA NEWME:

PALESTRA EM PROL DA APAE/JM - 18/06/2018
 

Na oportunidade foram arrecadados alguns alimentos que foram repassados ao Presidente daquele entidade, presente ao evento.

Para tanto, ouviu-se o tradicional Hino do Brasil e também o Hino de Joao Monlevade, musicado pela Orquestra de Ouro Preto e interpretado por Marcos Martino,co fundador do grupo.

Aliás, uma das marcas do Grupo Pensando Monlevade é que em todos os seus projetos e eventos, OBRIGATORIAMENTE será tocado o Hino de Joao Monlevade, escrito pela compositora e escritora monlevadense Rita de Cássia Abreu.

Para tanto disponibilizamos aqui, alguns click´s do evento e agradecemos ao Anselmo de Oliveira e ao Lucas Monteiro de Castro pelas belas fotografias:

ABERTURA - HINO NACIONAL/ HINO DE JOÃO MONLEVADE



             

AQUECIMENTO - PRÉ PALESTRA:



 

 
 

 



PALESTRA:



 



NOSSAS SORTEADAS E SEUS "PADRINHOS":



Jacqueline Silvério- República Literária /José Geraldo Cota - Presidente da APAE/JM e a convidada sorteada Beatriz Liliane Santos.

 

Jacqueline Silvério - República Literária/ José Geraldo Cota - Presidente da APAE/JM e a convidada sorteada Andresa Cristina Gomes.


FINAL:


 

E com isso terminamos uma noite maravilhosa!

Obrigada a todos que puderam comparecer...

E continuem essa corrente do bem....

Não se esqueçam a República Literária e a Codismaq estão recebendo as doações para APAE/JM.

Contribua! Faça a sua parte!

Ajude quem muito nos ajuda!!!


terça-feira, 19 de junho de 2018

PENSANDO AS FOTOS

Você pode simplesmente botar a câmera no pescoço e sair por aí capturando fragrantes do cotidiano. Se sair de manhãzinha, vai pegar céus com aqueles dourados maravilhosos. De tardezinha também. A serração da manhã também empresta um ar sobrenatural. Mas...você também pode pensar a sua foto, imaginar antes, criar em cima, se expressar através dela. E aí? Já pensou a sua foto?



"EU TENHO UMA ESPÉCIE DE DEVER....DEVER DE SONHAR SEMPRE! POIS SENDO MAIS QUE UMA ESPECTADOR DE MIM MESMO, EU TENHO QUE TER O MELHOR ESPETÁCULO QUE POSSO!"(FERNANDO PESSOA)

GRATIDÃO...


Agradeço ao meu amigo e co fundador do Grupo Pensando Monlevade Marcos Martino, pela oportunidade.
Agradeço, a CDL João Monlevade, na pessoa de seu Presidente Luiz Carlos Valente e de seus funcionários, em especial, Gabriela, que não mediram esforços para que a Palestra CONSTRUINDO SEU FUTURO PROFISSIONAL ocorresse na noite de ontem e acreditaram em nosso projeto desde sempre! Obrigada meninas, sem vocês, nada disso teria sido possível!!!!
Agradeço ao Grupo Newme, através da Palestrante Adriana Janzen(Dri Janzen), que nos brindou com uma noite enriquecedora e um tema fantástico, nos comprovando que somos resultado do futuro que queremos para nós! 10000 estrelinhas para você, Dri Janzen!
Agradeço muitíssimo aos grandes amigos e parceiros que tiveram o maior carinho e apreço pela nossa causa desde o começo, pelo nosso caminhar de "formiguinha", Jacqueline Silvério Jmde e Nádia(República literária), que inclusive nos brindou com dois excelentes livros que foram sorteados entre a plateia presente, bem como Anselmo de Oliveira, colunista social, e também ativista cultural, que também não mediu esforços para registar os momentos da noite de ontem...(Não esqueça nosso photoshop....kkk! Brincadeirinha! Estavam todos lindos!).
Agradeço, aos empresários e pessoas físicas, professoras, estudantes e todos os presentes, que trouxeram suas contribuições(Deus abençoe a cada um!), em especial a Ana Luisa Papa, filha da linda Nalu Papa, que apesar da tenra idade, nos encantou com sua perspicácia e inteligência! Obs: Ela convenceu sua mãe a sair dos edredons e ir até a palestra! Parabéns mamãe Nalu Papa, mais uma vez, pois, consciência cultural e amor ao próximo se ensina desde pequeno mesmo!#AnaLuisanossacoachadjunta.
Agradeço, ao Acinpode Elias Gonçalves, que mesmo ausente, se fez presente...
Agradeço também aos que me confirmaram a presença, mas que por algum motivo de força maior não puderam estar presentes, e nós entendemos perfeitamente suas ausências, pois, ausentes ou presentes sempre serão muito bem vindos aos nossos projetos e eventos, que se deus quiser, serão muitos!
Agradeço, ao Sr. Jose Geraldo Cota(Codismaq/Presidente da APAE/JM), pela presença e por apoiar nossa causa, em prol de sua entidade. Abrilhantou a noite!
Agradeço ao meu marido Lucas Monteiro de Castro pelo apoio técnico, e apoio moral, bem como minha mãe Antonia Malta e meu padrasto Flavio Zacarias por sempre apoiarem meus projetos e ideias junto a este Grupo e na vida em geral.
Como disse, O Grupo Pensando Monlevade, veio para ficar e fazer diferença, mas para isso, contamos com vocês, Monlevadenses, que são os reais protagonistas desta história, para também fazerem a diferença, nos apoiando de forma efetiva e real!
Desta forma, reitero os agradecimentos aos presentes na Palestra, e principalmente aos ausentes, da importância que Apae/Joao Monlevade tem em nossa cidade, e portanto, gentileza, caso possam e queiram, entrem em contato com a entidade via espaço físico, em seu endereço ou mesmo com o seu Presidente Sr. José Geraldo Cota(Codismaq), no telefone 3851 3993, afim de efetuar doações de quaisquer alimentos não perecíveis ou materiais de higiene e limpeza em geral. Obrigada! 
A APAE/JM é patrimônio de João Monlevade! É Cultura! "Os diferentes" para alguns, mas que na concepção deste Grupo, são IGUAIS, e que de lá necessitam, não são menos ou mais merecedores de respeito, dignidade ou carinho, mas são cidadãos decentes, como eu e você, cujos direitos de ser, ir e vir, e estar inseridos na sociedade não podem ser excluídos por falta de apoio e principalmente amor!
Não podemos deixar essa entidade "morrer"…
Cultura para o Pensando Monlevade, também é respeito e atitude para com as pessoas portadores de quaisquer deficiências...
Portanto, fica o meu apelo, em nome do Grupo Pensando Monlevade: VAMOS AJUDAR! NÃO VAMOS DEIXAR A APAE/JM SER APENAS MAIS UM QUADRO NA PAREDE DE NOSSA CIDADE! ELA EXISTE! ELES EXISTEM...E PRECISAM DE NÓS!
Como disse Martin Luther King: 'O que me preocupa não é o grito dos maus, mas...o silêncio dos bons!"
Bem como, Jesus Cristo: "Amai ao próximo como a ti mesmo!"
E aí, quem nós, representantes de João Monlevade e Grupo Pensando Monlevade seremos?!
Com certeza, espero...O GRITO DOS BONS...E O AMOR AO PRÓXIMO!
DOE...QUALQUER AJUDA SERÁ VÁLIDA! OBRIGADA!
Caminhamos como "formiguinha"...lentos, mas sempre...caminhando!
Mais tarde, postarei as fotos da Palestra de ontem, a qual foi imensamente produtiva!
Recordo aos participantes que posteriormente os certificados serão enviados aos seus email´´s, conforme instruções dadas na noite de ontem.
No mais, GRATIDÃO é o sentimento que sinto, enquanto co fundadora deste Grupo e espero contar com a ajuda de todos os Monlevadenses em todos os projetos deste grupo/blog, para que juntos possamos fazer de João Monlevade, uma cidade melhor, porque AMOR e pessoas engajadas e compromissadas não faltam aqui!
Para tanto, reproduzo um vídeo, interpretado pela cantora Maria Bethânia, que se trata do poema de Fernando Pessoa chamado "SONHO IMPOSSIVEL", que traduz fielmente o espírito do Grupo Pensando Monlevade:
OBRIGADA A TODOS!!!
Sheila Malta – Grupo Pensando Monlevade.


sexta-feira, 15 de junho de 2018

MAIS TEMPO PARA SE INSCREVER...

 
As inscrições para o CONCURSO FOTOGRÁFICO PENSANDO MONLEVADE foram prorrogadas até o dia 04 de setembro. A organização do concurso resolveu acolher a sugestão de diversas pessoas e alongar o prazo.  O Concurso passou a contar com o  apoio de importantes instituições, que também pediram um tempo um pouco maior para divulgar junto à suas comunidades. Agradecemos principalmente as escolas do município, cujos professores e diretores tem sido muito receptivos e participativos. É isso aí, meus amigos. O principal objetivo do Concurso é desafiar as pessoas a reconhecer e revelar as belezas de Monlevade através dos múltiplos olhares. Vejam informações atualizadas no www.pensandomonlevade.blogspot.com.

A HISTÓRIA DE UMA MENINA


LIVRO INFANTIL: "HISTÓRIA DE UMA MENINA"(Autora - SIMONE GERALDA DOS SANTOS)


Caros amigos e seguidores do Blog, como é de conhecimento de todos, o grupo Pensando Monlevade e o Blog de mesmo nome, visam difundir a cultura e apresentar soluções razoáveis através de grandes idéias e contribuições de todos vocês, Monlevadenses, no que tange ao acesso a cultura em nossa cidade e porque não...arredores!

Na oportunidade, trazemos o livro da autora e professora, SIMONE GERALDA DOS SANTOS, que é seguidora do Grupo e também do Blog. 

Trata-se de um poema autobiográfico, voltado a crianças no nível de educação infantil e fundamental, com o fito de ser doado alguns exemplares as Escolas e Bibliotecas, em especial para alcançar as crianças carentes, cujo acesso muitas vezes a um bom livro é precário.

Desta forma, a mesma entrou em contato com o Pensando Monlevade, solicitando a ajuda de todos , para realização de um sonho: a publicação de seu livro; Eis que, a mesma não possui condições de arcar integralmente com este ônus...

E como, CULTURA nunca ocupa espaço, passo a apreciação de todos, e dentro da possibilidade, caso queiram e possam ajudar, gentileza acessar este link:https://www.kickante.com.br/campanhas/livro-infantil-historia-uma-menina-0

LEMBRE-SE: "CONHECIMENTO É PODER...E OS LIVROS TEM ESSA CAPACIDADE DE NOS FAZER IR ALÉM DE NÓS MESMOS!"




 





quarta-feira, 13 de junho de 2018

DIREITOS HUMANOS X HUMANOS DIREITOS

Coluna Juridicando

 Caminhoneiros x Governo x Povo 


Por DIREITOS HUMANOS, se entende, conforme determinação da ONU(Organização Nações Unidas), como " as garantias de proteção contra ações ou falta de ações dos governos que possam colocar em risco a dignidade humana", lembrando que os direitos humanos básicos são: o direito a vida, direito a liberdade de expressão de opinião e religião, direito a saúde, a educação e ao trabalho.

Aos que sabem sua origem, não vão se incomodar, para os que não sabem, de relembrar que a origem dos DIREITOS HUMANOS se deu 500 anos antes de Cristo, quando o então rei da Pérsia, Ciro, declarou a liberdade de escravos e alguns outros direitos que visavam a igualdade humana. Tais direitos foram gravados em uma peça chamada Cilindro de Ciro.

Muitos anos depois, nações como a França e os Estados Unidos fizeram seus respectivos marcos de Direitos humanos, quais seja, a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão(França, 1789) e a Declaração da Virgínia( EUA,1776) e posteriormente  Brasil, quando, da chamada transição com as diretas já, promulgou em 05 de outubro a Constituição Federal Brasileira, cujo artigo 5⁰, que representa nossas garantias fundamentais, fez com que a mesma tivesse o "carinhoso apelido" de Constituição Cidadã.

Fato é que, os DIREITOS HUMANOS, em todo mundo, tomaram corpo mesmo com a promulgação pela ONU da DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS E DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS DO HOMEM(1948), juntamente com mais dois instrumentos, chamados PACTO INTERNACIONAL SOBRE DIREITOS CIVIS E POLÍTICOS E PACTO INTERNACIONAL SOBRE DIREITOS ECONÔMICOS, SOCIAIS E CULTURAIS. 

Superadas as considerações jurídicas iniciai acerca do tema, interessante abordamos os últimos acontecimentos que assolaram nosso país com a greve dos caminhoneiros em virtude das altas taxas sobre o combustível.

Ora, com esta greve reaprendemos, o que já, sabíamos:
1) - Que a classe de caminhoneiros, é a logística de nossa país. Sem eles, tudo estagna, de fornecimento de gás a estoques de supermercados...
2) - Que possuímos a maior carga tributária do mundo, inclusive em relação ao CID-Combustível...

Minha pergunta é: O que não APRENDEMOS?!

Eu respondo...Gritamos muito acerca de DIREITOS HUMANOS, ou por HUMANOS DIREITOS, mas enquanto os caminhoneiros de todo país estavam parados em protesto pela nação, e não só por eles, milhares de cidadãos que possuem seus direitos humanos alicerçados por lei, estavam nas filas de postos de gasolina boicotando o movimento e vindo muitas vezes a colocar em redes sociais, o seguinte slogan " #SOMOSTODOSCAMINHONEIROS"!

Será que SOMOS/FOMOS mesmo?!

Ficamos neste período, preocupados com a questão do abastecimento em todos os setores da sociedade, e de repente...a greve acabou!

E agora José?! O que mudou?!

Os caminhoneiros com certeza mudaram a visão do país sobre eles. O governo?! Ainda não...O povo? Muito menos!

Temos a memória fraca...Quem dera tivéssemos memórias de elefantes.

Vi muitos gritos de "FORA TEMER", mas será que só o TEMER é culpado mesmo?!

Particularmente,  atualmente exerço meu direito de não votar  por livre e espontânea vontade e não sou filiada a nenhum partido. Outrora o exerci muitas vezes, inclusive sendo mesária junto a Justiça eleitoral servindo ao meu país e no entanto, vejo que os DIREITOS HUMANOS que o BRASIL tanto alardeia, são bem distorcidos do conceito real e por isso me afastei da vida política.

A gente vê as pessoas querendo igualdade...As redes sociais, demonstram isso, claramente, em especial, no que tange aos "humanos direitos" que se referem a liberdade de expressão.

Mas quando você se expressa politicamente, as línguas se inflamam, e o pseudorespeito se transforma em afronta... Não há igualdade(direitos humanos ou mesmo humanos direitos) e o diálogo se transforma em rinha. Todos tem razão e por isso mesmo, ninguém a tem.

Os caminhoneiros deram uma bela lição ao Brasil. Mostraram que não devemos nos acomodar e aceitarmos tudo calados. E que todos somos interdependentes e portanto deveríamos ser mais solidários.

Mas fazer o que? Eles lutaram e conquistaram o que queriam.

E nós que além de todo o prejuízo de tantos dias parados ainda vamos pagar a conta?

Só, posso concluir que, neste ranking, o placar é: CAMINHONEIROS = 10 x GOVERNO = 0 x POVO = -10

Termino, este breve texto, com os seguintes dizeres: "LIBERTAS QUAE SERA TAMEM", MAS LIBERTAS É DIFERENTE DE LIBERTINAGEM, QUE É DIFERENTE DE OMISSÃO E QUE É POR SUA VEZ,DIFERENTE DE...ISONOMIA!

Abraços.
Boa semana!  

Bom, convido a todos, a uma reflexão, estando,  pois, aberta a críticas e sugestões,  e conto com os Estudantes de direito, Bacharéis, Professores, Advogados(a) para enviarem seus textos para a nossa coluna Juridicandoatravés do blog Pensando Monlevade ou pelo email:pensandomonlevade@gmail.com.





*Sheila V. A. C. Malta é Pós graduada em Advocacia geral pela Universidade Cidade de São Paulo-Unicid/sp, Graduada em Direito pela Funcesi Itabira/mg, Gestora cultural formada pelo Observatório da Diversidade cultural de Belo Horizonte/mg e escritora amadora. 





sexta-feira, 8 de junho de 2018

CONCURSO FOTOGRÁFICO PENSANDO MONLEVADE




E você? Já está tirando suas fotos?  Não se esqueça que o CONCURSO é aberto a profissionais e amadores. Quem quiser se inscrever, deverá enviar no máximo 5 fotografias para o seguinte endereço eletrônico : pensandomolevade@gmail.com. As fotos inscritas serão exibidas no facebook oficial do Concurso, onde ficarão disponíveis para votação dos internautas. O importante será que as pessoas cliquem as suas visões de Monlevade, suas ruas, sua vistas, seus bairros, a janela lateral do quarto de dormir, a visão do alto, a cidade antiga, a usina majestosa e assustadora, a modernidade e a tradição, o cotidiano,  a Monlevade de ontem, de hoje e de sempre. PREMIAÇÃO -  Premio votação internet - 250 reais em dinheiro + Power Banc - cortesia da Ludor + bolsa curso de fotografias do Bruno Guimarães. Premio Juri Técnico - 250 reais em dinheiro + vale compras na JM confecções + bolsa curso Bruno Guimarães . Premio Memórias do Aço - temático -  fotos sobre reminiscências históricas da cidade, a usina, o centro industrial e adjacências, os legados do JEAN. A foto escolhida ganhará preciosos livros sobre a Historia do JEAN MONLEVADE( dos escritores Jairo Martins e Afonso Jr). Agradecemos ao Hiper Comercial Monlevade, à República Literária, JM Confecções, Ludor Soluções Tecnológicas, Bruno Guimarães Foto e Vídeo e Rádio Alternativa pela parceria.  Mais informações podem ser obtidas através do blog http://pensandomonlevade.blogspot.com/2018/06/edital-concurso-fotografico.html

quinta-feira, 7 de junho de 2018

Era uma vez... Uma pequena caixinha de "estórias e histórias" chamada República literária

 (por Sheila malta) 

30 anos... 
Parece que foi ontem!!!
Me lembro de quando ainda era estudante ginasial, lá no colégio Kennedy. Os livros da coleção vaga-lume e outros tantos eram comprados na República literária. 
Ia,  orgulhosa,  adquirir meus livros... 
Como adorava e ainda adoro aquele cantinho.  
Sem dúvida, uma livraria em tempos de Facebook, Instagram, Twitter e tantos outros "ites", é um achado! 
É incrível como a atmosfera dessa pequena caixa nos transporta para lugares inimagináveis... Fantasia pura!!! 
Que delícia, os Harry Potters, as Agatha Christie's, o agape, os minutos de sabedoria... 
Não dá vontade de sair daquele "oceano"  de livros. 
E o ambiente? Ou melhor, o meio ambiente?! 
Tem a Jacque, a Nádia, seus funcionários... 
"Gente" pessoas da melhor qualidade!!! 
Dizem que você deve realizar três coisas na vida: ter um filho, escrever um livro e plantar uma árvore.
No meu caso tenho três "filhos", de quatro patas, Fred, jade e Mel, meu pé de romã, que plantei e meus poemas esparsos... 
Mas algo que acho que nem eu, nem ninguém vai conseguir fazer é: nunca perder a magia do encantado, da leitura e isso essa pequena grande caixinha mantém há 30 anos!!! 
Ave... Res publica do saber! 
Parabéns pelos 30 anos e que venham mais 300!!!

terça-feira, 5 de junho de 2018

EDITAL CONCURSO FOTOGRÁFICO









1-Tema: PENSANDO MONLEVADE

2- Objetivo: estimular o amor pela cidade através da fotografia, proporcionar a profissionais e amadores a oportunidade de registrar o seu olhar sobre a cidade.
3-Disposições Gerais

3.1- O concurso de Fotografia é promovido pelo grupo PENSANDO MONLEVADE e parceiros patrocinadores.

3.2- As imagens deverão ser clicadas dentro do Município de João Monlevade, com as devidas indicações dos locais em que foram fotografadas.

3.3- Cada participante poderá participar com o máximo de 10(dez) fotografias;

4- DAS INSCRIÇÕES

4.1- As inscrições  só poderão ser feitas eletronicamente, enviadas para o email pensandomonlevade@gmail.com até o dia 04 de setembro.

4.1- Deverão ser encaminhados arquivos com as fotografias inscritas, além das seguintes informações: NOME COMPLETO DO INSCRITO- endereço completo - Telefone celular (ZAP)  e email. No ato da inscrição, o inscrito já estará automaticamente concordando com os termos do regulamento e autorizando a utilização das fotografias nas ações do concurso e para utilizações futuras no blog e face do PENSANDO MONLEVADE.

4.2 - No caso de alguém aparecer na fotografia, deverá ser encaminhado junto uma autorização para uso da imagem.

4.3 - Serão aceitas fotografias feitas através de câmera profissional ou smartphones.  

4.4- Qualquer pessoa que aparecer nas fotos, deverá preencher a ficha de autorização de uso de imagem;

4.5- A fotografia deverá ter coerência com o tema, representar um olhar sobre a cidade, ser inédita,  nunca publicada em outro concurso.

5 - DA SELEÇÃO

-Processo de seleção dos trabalhos e premiação serão pelos seguintes critérios.

1) - Votação pela internet. Através dos likes nas fotos disponibilizadas na página no facebook

2) - Votação por uma comissão composta por fotógrafos profissionais. profissionais atuantes mercado, indicados pela organização do concurso;

6 - DA PREMIAÇÃO

·        PREMIO VOTAÇÃO INTERNET - 250 REAIS EM DINHEIRO + POWER BANC LUDOR + BOLSA CURSO BRUNO GUIMARÃES

·        PREMIO VOTAÇÃO JURI TÉCNICO - 250 REAIS EM DINHEIRO + POWER BANC LUDOR + PRESENTE DA JM CONFECÇÕES + BOLSA CURSO BRUNO GUIMARÃES

·        PREMIO MEMÓRIAS DO AÇO- Temático -  fotos sobre reminiscências históricas da cidade, a usina, o centro industrial e adjacências, os legados do JEAN. Quem ganhar leva uma coleção com preciosos livros sobre a Historia do JEAN MONLEVADE, dos escritores Jairo Martins e Afonso Jr

6.3- Os ganhadores serão notificados por e-mail ou telefone no dia 07 de setembro de 2018

6.4- As fotografias estarão disponíveis para votação no facebook especialmente feito para o CONCURSO FOTOGRÁFICO.

6.5- A Comissão Julgadora é soberana e compete a ela avaliar e resolver os casos omissos neste regulamento, não cabendo recurso;

6.6-O não cumprimento de qualquer regra deste Regulamento poderá causar, a critério da Organização, a desqualificação da(s) fotografia(s) inscrita(s) e, conseqüentemente do respectivo participante;

6.7- O ato de inscrição neste concurso implica na aceitação e concordância com todos os itens deste Regulamento.
6.8- A cerimônia de entrega dos prêmios acontecerá na República Literária, em data que será divulgada oportunamente.
6.9 - Casos omissos serão resolvidos pela curadoria do evento.
Marcos Martino - Sheila Malta
PENSANDO MONLEVADE



domingo, 3 de junho de 2018

ÓTIMAS ATRAÇÕES PARA VOCÊ


(Por Sheila Malta)

Restaurantes? Bares? Pubs? Festas? Shows? Eventos Culturais?

Acesse: https://pensandomonlevade.blogspot.com/ 



05 de Junho: LANÇAMENTO DO EDITAL do I CONCURSO DE FOTOGRAFIAS - GRUPO/BLOG Pensando Monlevade COM ABERTURA DE INSCRIÇÕES
Com parceria de: Hiper Mercado, Bruno Guimarães Fotografia, Loja JM Confecções, Ludor Soluções Tecnológicas e República Literária.

08 de junho: RITMOS BANDA SHOW
Local: CASA DE FESTAS KISSSUSSEGO
Horário: a partir de 22hs
Entrada: 15,00 + consumação.

08 de junho: SHOW GABRIEL LELES 
Local: CERVEJARIA ASHBY
Horario: a partir das 20:30hs

09 de Junho: SHOW ACÚSTICO InFOCUS - 20 anos
Local: ANFITEATRO - CEJM 
Horário: 19 ás 23hs.
Ingressos: Loja ChilliBeans.


09 de junho: ELVIS FOREVER com DEVANIR FERNANDES e Banda Memphis(COVER)
Local: SHINE CRAZY ROCK BAR
Ingressos: R$15,00

09 de junho: DAN SOARES & DUCA FURTADO(*ADIADO)
Local: PARIS 83 - Bairro República
Horário: a partir das 17hs

09 de junho: DAN SOARES & DUCA FURTADO
Local: CERVEJARIA ASHBY
Horário: a partir das 20:30hs

09 de junho: XXXI FORRÓ CHAPÉU DE PALHA 
Local: REAL ESPORTE CLUBE
Horário: a partir das 17hs
Produção: AMEC & REAL ESPORTE CLUBE

09 de Junho: CAOS SONORO FEST
Local: PRAÇA DA PREFEITURA MUNICIPAL DE JOAO MONLEVADE
Horário: 18:30 ás 02:30hs
Entrada: R$20,00
Sorteio de Tatuagem no valor de R$200,00 por sistema de rifas no valor de R$5,00.
Produção: Wolf Banguers(Facebook)

09 de junho : SHOW BRUNO CAIPIRA 
Local:PESQUE E PAGUE JOÃO DA MATA
Horário: a partir das 21hs.

09 de junho: AMISTOSO SOLIDÁRIOS MONLEVADE SMEC X CANJICA F.C 
Horário: a partir das 14hs com saída da igrejinha do Cruzeiro Celeste
Local: Campo da Vargem Alegre em São Gonçalo do Rio Abaixo 

10 de junho: SHOW DE RÔMULO RAS
Local:BETES BISTRO(BELA VISTA DE MINAS) 
Horário: 17hs
Couvert:R$ 5,00

12 de junho: JANTAR ESPECIAL DOS NAMORADOS - RESTAURANTE TOKYO
Local: RESTAURANTE TOKYO
Buffet: Entrada, Jantar,Sobremesa, Músico ao Vivo, Sorteio de Brindes. Obs,: Bebidas não inclusas, mas com descontos especiais.

12 de junho: SHOW COM MARK SANTIAGO - ESPECIAL DIA DOS NAMORADOS
Local: PIZZARIA DONATELLO
Horário: a partir das 20hs

12 de junho: JANTAR DOS NAMORADOS - ESCOLA DE PAIS - JOÃO MONLEVADE
Local: REAL ESPORTE CLUBE
Horário: a partir das 20hs
Reservas: in box(face) ou no telefone (31)9963 - 1894

12 de junho: LENA DIAS & LAQUINHO - NOITE DOS NAMORADOS
Local: Tropical Lanches e Pizzaria
Horário: 20hs
Reservas: 3851 2136/ 3852 3437

12 de junho: NOITE DOS NAMORADOS 
Local: CERVEJARIA ASHBY
Horário: 20hs

15 de junho: SHOW AGGEU MARQUES E ZIVAN
Local: RESTAURANTE SUCUPIRA
Reservas: 3851 - 6313 ou 031 98526 - 0335(Gabriela Miranda)

15 de junho:ROBSON KLEIN E BANDA
Local: CASA DE SHOW KISSUSSEGO
Horário: a partir de 22hs
Entrada: 15,00 + consumação

16 de junho: DAN E DUCA FURTADO 
Local: ARMAZÉM CATAS ALTAS
Horário: 21hs

16 de junho: XI FESTA JUNINA REPÚBLICA GRANJA
Local: REPÚBLICA GRANJA
Horário: 16 ás 22hs
Organização: República Granja - Rua Monte Verde, 611, Bairro Recanto Paraíso, Joao Monlevade-MG.

16 de junho: XVI ARRAIÁ DO CESPA
Local: Salão de festas do Sindicato dos Metalúrgicos
Horário: a partir das 17hs.

17 de junho: DAN SOARES & DUCA FURTADO
Local: PESQUE E PAGUE JOÃO DA MATA
Horário: a partir das 14hs

17 de junho: ESQUENTA DA COPA DO MUNDO
Local: PARIS 83

17 de junho: ORQUESTRA BIG BAND FUNCEC - 20 ANOS
Local: MATRIZ SÃO JOÃO( BARÃO DE COCAIS/MG)
Horário: 21hs

18 de junho: PALESTRA "CONSTRUA SEU FUTURO PROFISSIONAL" com a Coach Adriana Janzen - AÇÃO EM PROL DA APAE/JM
Local: AUDITÓRIO - CDL/JM
Horário: a partir das 19:30hs.
Inscrições até 14.06 pelo email: pensandomonlevade@gmail.com ou Tel: 3851 1909(CDL/JM)
Entrada: 1kg de alimento não perecível ou materiais de limpeza ou higiene pessoal.
Produção: Grupo Pensando Monlevade em parceria com a CDL/JM e Grupo Empresarial Newme

22 de junho: OS MANOS THIAGO E DUDU
Local: CASA DE FESTAS KISSUSSEGO
Horário: a partir de 23hs.
Entrada: 15,00 + consumação

22 de junho: FABRÍCIO DE PAULA
Local: CHOPERIA ASHBY
Horário: a partir das 20:30hs
Reservas: 3851 - 4324

22 á 24 de junho: II ENCONTRO DE MOTOCICLISTA E TRICICLISTA DO M.C VÔO DAS ÁGUIAS - JOÃO MONLEVADE
Local: AVENIDA CASTELO BRANCO
Horário: Início ás 08hs
Entrada: Franca.
Atrações: 05 Bandas - ROCK IN ROLL.

23 de junho: ANIVERSÁRIO DAN SOARES
Local: PARIS 83
Reservas de mesa: (031)987467347(Thiago Paiva Gonçalves)

24 de junho: SHOW COM FLAVINHO
Local: PESQUE E PAGUE JOÃO DA MATA
Obs.: Almoço - Fogão a lenha.

25 de junho: PALESTRA 75 SUBSEÇÃO DA OAB - PALESTRA ESTÍMULO DE IDEIAS: FORTALECENDO MENTES E AJUDANDO PESSOAS.
Local: AUDITÓRIO DA ACIMON/JM
Entrada: 20,00
Inscrições: Salas da OAB(Com Gilza ou Soninha) - 38592100 

27 de junho: SHOW COM BRUNO CAIPIRA
Local: PESQUE E PAGUE JOAO DA MATA 
Obs.: Promoção de Cerveja/ Exibição do jogo em Telão.

*29 de junho: FESTIVAL DA CANÇÃO - JOÃO MONLEVADE - BICENTENÁRIO
Organização: Prefeitura Municipal de João Monlevade
Inscrições até: 29 de junho
Edital e informações: www.pmjm.mg.gov.br

29 de junho: BANDA PASSAPORTE
Local: CASA DE SHOW KISSUSSEGO
Horário: a partir de 22hs
Entrada: 15,00 + consumação

29 de junho: SHOW FABRÍCIO DE PAULA
Local: CERVEJARIA ASHBY
Horário: 20:30hs
Reservas: 3851 4324

30 de junho: CAMINHADA DA LUA CHEIA
Local: Saída da Embrauto as 22hs
Inscrições: www.brasilpqp.com ou pelo zap: 031 99154 55-66
Produção: Marcelo Sputnik

30 de junho:ENCONTRO DOS MONLEVADENSES AUSENTES - SHOW COM TONY BRÁZ
Local: SALÃO DO SOCIAL CLUBE
Horário: a partir das 12hs

30 de junho: SHOW RÔMULO RAS
Local: CERVEJARIA ASHBY
Horário: 21hs

06 de Julho: ARRAIÁ CERP 2018
Local: GINÁSIO LI GUERRA

06 de julho: PARÇAS DO PAGODE(JOGO BRASIL X BÉLGICA)
Local: CRATERAS BAR
Horário: 15HS

07 de julho: SHOW COM DAN SOARES - CHORINHO NO QUINTAL DA NOMAD. 
Local: PIZZARIA NOMAD
Horário: aberto a partir das 11hs e o show começará às 14hs.

07 de julho: ANIVERSÁRIO 20 ANOS JORNAL BOM DIA/ COSTELÃO DO DINDÃO
Local: SHINE CRAZY ROCK BAR
Horário: 15 ás 22hs

08 de julho: 18 ENCONTRO CULTURAL DE MILHO VERDE - Pré encontro cultural beneficente
Local: O MURINGUEIRO MÚSICA E GASTRONOMIA
Horário: 13hs
Reservas: 31 99319 - 5525
Couvert: R$10,00

13 de julho: FEIJOADA - SHOW COM FREDERICO MARTINS E SORTEIO DE RIFA
Local: CRATERAS BAR(Areia Preta)
Horário: 19hs

14 de julho: ARRAIÁ DA APAE
Local: REAL ESPORTE CLUBRE
Horário: a partir das 18hs
Entrada franca

14 de julho: SHOW DE TALENTOS - COLETIVO VARIÁVEL
Local: Praça do Povo  - João Monlevade
Horário: a partir das 17hs
Inscrições:https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdWku0XQ4J5OMRb94iWxz-0BSAZ16nQ2aPkztAwdrbdfVw81A/viewform
Informações: https://www.facebook.com/coletivovariavel

21 de julho: VILA GASTRONÔMICA - SHOWS COM CLAUDINHO CAMPOS/MOZART CAMPOS -BH/ MIKE SANTOS E RICARDO DRUMMER E VOCALISTA DA BANDA AMIGO VELHO.
Local: Estacionamento da Contabilidade Arhtuso
Horário; a partir das 14hs
Entrada: Franca

22 de julho: 1 ENCONTRO DE MULHERES DA AMAD - ASSOCIAÇÃO DE MULHERES AFOR DESCENDENTES
Local: ANTIGO CLUBE RECREATIVO ITAPUÃ
Horário: a partir das 14 ás 18:30hs
Inscrições: 031  99454 3871

27 de julho: BRUNO CAIPIRA
Local: PESQUE E PAGUE JOAO DA MATA
Horário: 21hs

27 de julho: LAYSSON THIAGO - NOITE DANÇANTE
Local: KISSUSSEGO CASA DE FESTAS E EVENTOS
Horário: 22hs.

29 de julho: III FESTA GDA SÃO CRISTOVÃO
Local: GINÁSIO LI GUERRA
Horário: 08 ás 19hs
Entrada: Valor simbólico de $5,00 em prol da construção da sede da Acinpode
🍖 Churrasco e Almoço liberado.
🍻 A parte.
🎤🎸Show: Rangel Garcia .
👦🏻Brinquedos para crianças.
♿ Espaço para cadeirantes.

17 de agosto: GRANDE SHOW MOACIR FRANCO
Local: CASA DE FESTAS KISSUSSEGO 
Horário: a partir das 22hs
Entrada: 1 lote será vendido até 04 de julho.
Informações: 3851 - 4416

18 de agosto: III ARRAIÁ DO CRATERAS BAR - SHOW BRUNO CAIPIRA
Local: CRATERAS BAR
Horário: 21hs

22 de agosto: II PALESTRA - INICIATIVA CDL/JM EM PARCERIA COM O GRUPO PENSANDO MONLEVADE - "COMO VENCER OS DESAFIOS NO AMBIENTE DE TRABALHO" - COACH ADRIANA JANZEN
Local: AUDITÓRIO DA CLD/JM
Entrada: R$10,00(não associado)*
*Parte desse valor será doado ao pequeno Lucca(Marco Aurélio In Focus), em prol de sua cirurgia.

07 de setembro - I EDIÇÃO - CÃO BEER
Local: Vila Gastrônomica
Horário: 15hs
Entrada: R$5,00
Vendas: A partir de 23/08, Óticas Novo Mundo e MR Som.

07 de setembro - INDEPENDÊNCIA OU ROCK!
Local: Pizzaria Donatello
Horário: 20hs

14 de setembro - LEGIÃO URBANA II - UM TRIBUTO A LEGIÃO URBANA - SHOW ACÚSTICO
Local: BAR DO REDONDO
Horário: 20hs
Ingressos/Mesas limitados: André Campolina - ZAP 31 98717 1280


27 de outubro: NOITE DE HOMENAGENS - 53 EDIÇÃO DO TROFÉU CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE, 1ª EDIÇÃO DO TROFÉU JOVENS DE SUCESSO, 2ª EDIÇÃO PERSONALIDADES DE EXPRESSÃO,TROFÉU MADRE TERESA DE CALCUTÁ, 3ª EDIÇÃO EXPRESSÃO LITERÁRIA, TROFÉU MACHADO DE ASSIS, 1ª EDIÇÃO OS MELHORES DO ANO, TROFÉU CLARICE LINSPECTOR E 1ª EDIÇÃO TROFÉU MÉRITO ESPORTIVO.
Local: REAL CAMPESTRE CLUBE
Horário: 23hs

10 de novembro: II ENCONTRO DA JOVEM GUARDA - BAILE DA FALCÃO TURISMO
Local: IDEAL CLUBE
Organização: Falcão Turismo e Crateras Bar
Buffet: Martins e Silva
Vendas de mesa: Falcão (31) 98632 - 0605 ou Denílson Martins (31) 98818 -1553
Primeiro lote de mesas: R$150,00

EDITAL CONCURSO FOTOGRÁFICO PENSANDO MONLEVADE

CONCURSO FOTOGRÁFICO PENSANDO MONLEVADE

E você? Já está tirando suas fotos?  Não se esqueça que o CONCURSO é aberto a profissionais e amadores. Quem quiser se inscrever, de...