segunda-feira, 29 de outubro de 2018


TROFÉU CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE - 27/10/2018 - CLUBE CAMPESTRE ITABIRA/MG


"Não havia pedra alguma no meio do caminho..."



(TROFÉU DESTAQUE CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE)
GRUPO PENSANDO MONLEVADE





Na noite de sábado, 27/10/2018, o Grupo PENSANDO MONLEVADE, representado pelo minha pessoa, recebeu a honraria TROFÉU DESTAQUE CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE, em sua 53 Edição...
Agradeço aos 1500 membros e aos que virão, pois, torno a enfatizar, o Troféu é NOSSO, fui apenas coadjuvante!!!
Na oportunidade, a escritora capixaba ANA MARIA SAAD, minha tia, recebeu também esta honraria, face ao seus livros de poesia editados recentemente.
Seguem alguns momentos deste maravilhoso evento.



(Chegada - Hotel Itabira)



(Início do evento)


(Tim tim!)


(Início da Solenidade de entrega)


(Eis o nosso Troféu...)



(Com o Colunista Eustáquio Félix e a escritora Ana Saad)

Segue o vídeo da premiação...



Que seja a primeira de muitas....

Obrigada mais uma vez, a TODOS OS MEMBROS, desde patrocinadores a colaboradores e pessoas, que nos AJUDAM A PENSAR MONLEVADE todos os dias!!!

Sheila Malta
Administrado Grupo/Blog Pensando Monlevade




COLUNA: POR UMA SEGUNDA OPINIÃO...
(Beatriz Melo)


DO  QUE TER, AQUELA VELHA OPINIÃO, FORMADA SOBRE TUDO...

Poxa, é cada coisa que estou vendo ultimamente... 

Pessoas, não respeitando as outras, é cada postagem que te deixa até sem rumo. 

Entendo que, nosso país, esteja passando por uma turbulência bruta, mas nem por isso,
é correto os xingamentos, a falta de respeito, o sumiço do pacote que é chamado educação
(até porque Educação é formada por diversos princípios).

Muitos, vem apoiando o regime militar, desta forma, acabo me perguntando se realmente sabem tudo que aconteceu naquela época? Ou simplesmente pegaram as poucas coisas que podem ser consideradas e que “tenham” dado certo, permanecendo, como um disco arranhado, batendo no mesmo botão?

A minha dúvida,é:Tiveram, tantas coisas erradas, mas será que mesmo assim valeria a pena, a volta a desse regime?!

Nesse momento, em que, nosso país, se encontra em diversas crises e lenta evolução de algumas lutas, e tendo eu lido nos meios de comunicação, sejam eles quais forem, diversas opiniões, onde todos querendo se expressar. Na realidade acho isso muito bom o problema é que várias pessoas não se informam realmente sobre o assunto que está sendo discutido no momento, pegam opiniões de terceiros e formam as suas...

OK! É interessante opinar, mas por favor, se informem, aí sim tenham a inciativa de debater e discutir sobre algo, até porque isso é muito produtivo...

Como, havia dito acima, lentamente algumas lutas, estão ganhando espaço, estão vindo com tudo, em especial, a vontade de exterminar o preconceito, seja ele qual for.

Infelizmente, os adeptos, a esse movimento, são pequenos...
Mas, como todas as mudanças, que ocorreram na história, e que foram sofridas, com essas lutas não seria diferente.

O que deve ter escutado a PRIMEIRA mulher que vestiu uma calça?
A que, vestiu uma mini saia?
A que, contrariou o marido?
A que foi, contra aos maus tratos?
A que gritou, o corpo é meu?
Eu, sou a única, que manda em mim?

Se elas, não tivessem tomado essa atitude, e seguido o caminho que acreditavam, talvez nada seria diferente ou seria?!

O que vem, me espantando muito, são certos comentários, que venho lendo:

Conveniente citar alguns deles:

1-"Acho um absurdo, ter cenas, na novela das 9hs, de homens ou mulheres 
se beijando, ou em clima quente!"
2- "Olha o que os meios de comunicação vêm ensinando, mostram certas religiões aos telespectadores!"
3- "Você viu, como veste aquele personagem, vai levar as pessoas para o mau caminho!"
4-"Está tendo estupro, gays, trans, travestis,homens,dançando balé, homens no salto, pedofilia, prostituição,negros,personagens com alargadores, Meu Deus! Tatuagens, piercings, dread´s, black, o que será da população, assistindo isso, como ficarão as crianças?"
5- "Minha filha de 8 anos, assiste a novela das 9hs, como tem essas coisas? Vê certos youtubers, e eles, falam palavrões, como eles podem???"

Fica meu questionamento...

1- Porque os héteros podem, e os homossexuais não?! 
2- Porque não limitam o que seus filhos podem ver, ouvir e mesmo dizer?!


Desculpem, mas a minha opinião, é no sentido de que, tais pessoas, quando fazem, estes tipos de reclamação, são incompetentes, como pais e educadores, pois dentro do dever de educar, e de dizer o que é certo ou errado, não podem se furtar a responsabilidade de estarem presentes e verem as situações ou mesmo limitar o conteúdo que seus filhos estão acessando.

A minha crítica, se impõe, principalmente aqueles pais, que compram celulares caríssimos para seus filhos de 03 anos, mas não limitam os conteúdos que os mesmos podem assistir...ficando assim cômodo, reclamar de assuntos impróprios, a faixa etária dos mesmos.

Mas o que faz, meu coração apertar, e quase fico sem ar,  o fazendo sangrar é a forma, que a EDUCAÇÃO, vem sendo tratada....

Ela vem, sendo desprezada. Muitos a acham, desnecessária, e me pergunto, como algo, tão importante, pode ser tratado, como lixo e insignificante?!

Algumas coisas que escutei e li,e que me doeram na alma de 
uma forma marcante(até por que sonho com a licenciatura,
pois acho, que não há trabalho mais gratificante, bonito e puro!) foram:

1 Porque os professores buscam tanto os seus direitos?
2-Eles não podem fazer greve!
3-Não deviam reclamar do salário!
4-Eles são culpados,por certos alunos serem como são!
5-Eles reclamam de barriga cheia!
6-Não são importantes!
7-Devem escutar e calar!
8- Devem concordar!
9-Eles estão errados e não os alunos!
10-Meus filhos são uns anjos, eles que SÃO o problema! 
11-Se a educação está dessa forma é culpa deles?
12-O que fez, meu ouvido, uma vez sangrar, foi quando, escutei de uma professora, que na época me dava aula: "Não faça uma faculdade voltada a formação de professor, pois da forma, que se encontra o ensino, não tem mais jeito e nem compensa!" "Te mostro meu contracheque para você desistir, valorização, respeito, direitos não temos!!!” 

Atualmente, quando escuto alguém, dizendo ter interesse para o lado do ensino, só tento fazê-lo desistir, até porque, essa carreira é muito sofrida...

Não, direi tudo que penso, pois ficaria, horas ou dias, digitando, mas...

Porque, as outras carreiras, podem e até mesmo nós, como cidadão, buscarmos os direitos que são nossos e os professores quando fazem isso é um absurdo?!

ELES, TAMBÉM, TÊM SEUS DIREITOS.

SIM! SIM! SIM! Eles, são a base de tudo, e reconhecimento não há, muitas vezes, eles tiram do próprio sustento, para dar um ensino, um pouco digno para seus alunos...Fazem sacrifícios, que nem passam pela cabeça daqueles que os recebe, ou são o motivo daquele ato.

Portanto, não joguem a responsabilidade dos pais em outras pessoas...OS PROFESSORES ESTÃO LÁ! Para ensinar a matéria, ajudar levemente no caráter.

QUEM, ensina o certo ou errado, e ajuda mesmo a formar o caráter, são os pais...

NÃO?! Se fosse assim não teriam necessidade de tirar dinheiro do próprio salário para ajudar a dar uma aula digna.

ELES SÃO A BASE!!!

Os professores, recebem ordens como qualquer emprego, e tem momentos, que não dá pra fazer muita coisa. Culpo o governo do fato da educação se encontrar dessa forma, até porque, se as pessoas não se tornarem pensantes, irão ser “burros” e “preguiçosos” na urna de eleição.... E com essa forma de ensino, os números para maquiagem, de um ensino bom, só irão aumentar e quando tudo parecer correto, na realidade, a culpa restará concretizada.

ESPERO QUE OS PRECONCEITOS TERMINEM... E AS BATALHAS CERTAS VENÇAM!!!




quarta-feira, 17 de outubro de 2018


COLUNA: POR UMA SEGUNDA OPINIÃO...


(Beatriz Melo)



Bom dia a todos!!!

Apresentamos a fotógrafa, menina mulher, Beatriz Melo, para os íntimos Bia Melo...  A Bia, concorreu com belíssimas fotografias em nosso I Concurso Fotográfico do Pensando Monlevade e pasmem! Ela também tem talento para escrita e outras vertentes artísticas.

Para tanto, assinará este Coluna, na qual, trará temas interessantes e pertinentes, para que possamos debater e buscarmos "segundas opiniões", eis que, "mais cabeças pensam melhor juntas"...

Desta forma, convido a todos a ler e fazer uma reflexão acerca das temáticas, que a mesma, nos apresentará.

DAS "IMPLANTAÇÕES DE FALSA MEMÓRIAS"...


Me pego, fazendo questionamentos tão simples, e ao mesmo tempo complicados...Porque as pessoas não conseguem ver o quão belo e importante é a história? A força que ela traz, o que seria de qualquer cultura sem a sua base e passado? 
Mesmo assim, vejo comentários, dizendo acerca da pouca importância que isso representa: seja ela em sala de aula, nas conversas em rodas de amigos e nas famílias. 
Como isso pode acontecer? Acho que essa geração que se diz bem informada perdeu um pouco da essência e o real significado da palavra INFORMAÇÃO
O que importa é somente LER, ABSORVER e ACREDITAR?!  
Poderia ser ótima essa atitude, algo espetacular até o momento que o site não era sério, a sua leitura foi boa, acharam interessante, mas, infelizmente só se passava de uma FAKE NEWS, decidiram não pesquisar a fundo só repassar aquelas informações e com o tempo vão virando um ciclo vicioso, e o que não tinha nenhum cabimento se torna algo grandioso e importante. 
Será que a história, é algo, que realmente deveria ser extinta e toda informação que há tem que ser levada a sério mesmo sem saber de sua origem? Ou será que as mudanças têm que ser em nós e nas nossas atitudes? Sinto que deveríamos desacelerar um pouco para percebermos os reais valores e o que realmente importa. 
Desafio a vocês terem um olhar nas pessoas que estão no ônibus no percurso que fazem todos os dias, essa decisão pode te trazer um olhar diferenciado para vida e começar a ver situações e antes não se percebia.
Essa é minha opinião, mas...estou a aberta a segundas, terceiras, quartas!!!


sexta-feira, 12 de outubro de 2018

PASSANDO A RÉGUA NO CONCURSO FOTOGRÁFICO


RESENHA DO CONCURSO


OBJETIVOS

Pensamos o CONCURSO FOTOGRÁFICO com dois objetivos principais:  instigar as pessoas a fotografar e  promover o amor à cidade.

UM EVENTO MUITO BARATO

Desde o início tínhamos a idéia de promovermos um concurso com mínimas despesas, baseado 100% da internet, baseado principalmente das redes sociais. Preparamos um projeto e corremos atrás.

PARCEIROS CHEGARAM

Em primeiro lugar procuramos o Hiper Comercial Monlevade, que topou a empreitada e disponibilizou os 500 reais para os prêmios. Fomos atrás do Luiz da Ludor, que ofereceu prêmios.  Fui atrás do Bruno Guimarães, que ajudou pra caramba. Em primeiro lugar disponibilizou bolsas para os vencedores. Depois nos ajudou durante o percurso, dando conselhos e assistência. O pessoal da JM também entrou com vale compras. Jacque da República Literária sempre esteve conosco. Os escritores Afonso Jr e Jairo Martins disponibilizaram seus livros para serem oferecidos como prêmios também. A Rádio Alternativa nos ajudou a divulgar, assim como o Jornal Bom Dia. Por fim ao Luiz e equipe da CDL, sempre solícitos. E agradecemos tambem à Dri Janzen, que nos emprestou seu projetor, ao Lucas que salvou o evento, enfim...

MAS COMO ASSIM? VOCÊS NÃO TIVERAM LUCRO?

Tivemos sim.  Fizemos novas amizades, creio que conseguimos construir uma bela galeria de fotos, visão contemporânea dos fotógrafos, amadores ou não. Lucro material realmente não tivemos. Muito pelo contrário. Gastamos um pouquinho do bolso. Mas com toda certeza valeu à pena e faremos mais coisas.

SOBRE O COMEÇO DIFÍCIL

Vcs não fazem ideia. Com 30 dias do concurso  não tínhamos uma inscrição sequer. Tivemos de alongar o prazo de inscrições e começar a procurar as pessoas. Começamos a dialogar com quem tava sempre postando fotos lindas sobre a cidade. E pintaram as primeiras inscrições da Laurita Santos. Eram fotos lindas de um local que eu não conhecia: o "Pau de óleo". Depois pintaram a inscrições  da Jéssica Quaresma. Também do Pau de óleo. Puxa. Um novo eldorado em João Monlevade? E depois começaram a chegar lindas fotos de todos os lados.

PROBLEMAS DETECTADOS QUE PRETENDEMOS CORRIGIR

Algumas pessoas reclamaram das mudanças no regulamento e não tiramos a razão dos reclamantes. Talvez por estaremos fazendo o primeiro nessa modalidade, realmente tivemos de adequar por que desconhecíamos certas especificidades. Com certeza o segundo CONCURSO já será com regulamento mais fechadinho, considerando o conhecimento adquirido no primeiro. Outra coisa foi sobre o formato do Concurso, votação pela internet. Dessa vez optamos pelo facebook, acreditando que seria um espaço mais popularizado e com mais segurança para os votos. No próximo vamos criar um sistema em que os votos possam ser legitimados com algum tipo de inscrição, para que não seja possível qualquer tipo de estratégias para multiplicação de votos.

O EVENTO DE PREMIAÇÃO

Em princípio estávamos pensando em fazer tudo só na internet. Mas  concluímos que seria importante fazermos um evento de premiação pra gente conhecer pessoalmente a galera virtual. Pensamos em fazer na REPÚBLICA LITERÁRIA das amigas Jacque e Nádia. Mas na data as meninas teriam um evento no Harpas. Como precisávamos fazer as coisas rápido, para não matarmos a credibilidade do evento, resolvemos manter a agenda e conversar com o Luiz da CDL. E deu tudo certo. Foi uma noite bacana, tivemos a felicidade de entregar os prêmios aos vencedores e principalmente de conhecer o pessoal no olho no olho. Foi uma delícia encontrar pessoalmente tanta gente boa

SUGESTÃO DO ILUSTRE CHICO BARCELONA

Francisco, uma das maiores autoridades em cultura e em fotografias no município nos deu a hora de sua presença. Pedi a ele que dissesse algumas palavras e ele falou com muita autoridade.

SOBRE O PAU DE OLEO

Barcelona levou uma fotografia de um incrível pau de oleo, que  caiu por causa de uma tempestade . Foi ilustrativo por causa do foco não combinado sobre uma das regiões mais remotas da cidade.

SOBRE A AUSÊNCIA DE TEMÁTICAS SOCIAIS

Barcelona achou sintomático que ninguém tenha fotografado as mazelas, fotografias denunciando o lixo nas encostas, agressões ao meio ambiente , iniquidades. Sem querer nos deu o mote de um prêmio especial para a próxima edição. PRÊMIO VISÃO SOCIAL.

E O QUE VEM POR AÍ?

Estamos elaborando o projeto para um CONCURSO LITERÁRIO. Em breve teremos notícias...

 

segunda-feira, 8 de outubro de 2018

PREMIAÇÃO CONCURSO FOTOGRÁFICO PENSANDO MONLEVADE


Nesta sexta, dia 05 de outubro,  aconteceu a entrega dos prêmios do CONCURSO FOTOGRÁFICO PENSANDO MONLEVADE. Foram 148 fotos inscritas, visões da cidade retratadas por diversos fotógrafos, amadores ou profissionais.

Na ocasião estiveram presentes vários fotógrafos e muita gente boa que ajudaram a fazer o concurso acontecer.

A foto mais votada pelo júri técnico foi "Verde sobre o velho solar" (Sérgio Braga), que faturou um prêmio de 250 reais em dinheiro ( oferta do Hiper Comercial Monlevade) e um Power Banc da Ludor Informática além da bolsa no curso do Bruno Guimarães.
 
 

 
Tivemos a honra de entregar o prêmio de VOTAÇÃO POPULAR PELA INTERNET - pra o fotógrafo Gustavo Mota, com sua fotografia "João Monlevade sobre Trilhos Perpétuos", que também faturou um prêmio de 250 reais em dinheiro ( oferta do Hiper Comercial Monlevade) e um Power Banc da Ludor Informática, além da bolsa no curso do Bruno Guimarães.
 

 o Prêmio MEMÓRIAS DO AÇO foi para a foto Alma da Cidade, de Ademir Silva, que faturou os livros DO AÇO A FORJA de Jairo Martins, romance sobre Jean Monlevade e o livro “Ass: Jean Antoine Felix Dissandes de Monlevade – texto, contexto, entrelinhas e histórias”, de Afonso Jr.
 


 
O concurso é uma realização do grupo PENSANDO MONLEVADE.

Logo após tivemos a exibição de um vídeo com as fotografias do CONCURSO, compondo um lindo painel do que foi o certame.

Participaram os seguintes fotógrafos: Jessica Quaresma, Ademir Silva, Gustavo Mota, Laurita Santos, Gabriela Miranda, Lucas Felipe(SanModels), Bia Melo, Paulo Santos, Lucinéia Maia/Rafael Maia, Pedro Américo de Barros, Rafaela Vitalina, Simone Geralda dos Santos, Savio Figueira Correa, Aline Cotta, Carla Lisboa, Leandro Jonas da Silva, Samuel Domingos da Silva, Fábio Rodrigues Barroso, Murilo de Freitas Santi, Niemar Silva e Sérgio Henrique braga.

O juri técnico foi composto por amigos fotógrafos, jornalistas e patrocinadores. São eles: Márcio Passos, Bruno Guimarães, Lutécia Espechidt, Anselmo de Oliveira, Francisco Barcelona, Marley Melo, Claira Ferreira, Wir Caetano, Jéssica Couto, Rogério Ribório, Luz Carlos Dorneles( Ludor), Junio Queiroz(Rádio Alternativa), Ana Luiza( Hiper Comercial Monlevade), Aluízio Bittencourt ( Uolol) e Jacqueline Silvério( República Literária).

O concurso foi uma realização do grupo PENSANDO MONLEVADE.

Em breve publicaremos mais conteúdos a respeito do Concurso, inclusive comentários sobre as fotos e sobre o concurso em si..,aguardem...
 
 

EDITAL CONCURSO FOTOGRÁFICO PENSANDO MONLEVADE

CONCURSO FOTOGRÁFICO PENSANDO MONLEVADE

E você? Já está tirando suas fotos?  Não se esqueça que o CONCURSO é aberto a profissionais e amadores. Quem quiser se inscrever, de...