sexta-feira, 12 de outubro de 2018

PASSANDO A RÉGUA NO CONCURSO FOTOGRÁFICO


RESENHA DO CONCURSO


OBJETIVOS

Pensamos o CONCURSO FOTOGRÁFICO com dois objetivos principais:  instigar as pessoas a fotografar e  promover o amor à cidade.

UM EVENTO MUITO BARATO

Desde o início tínhamos a idéia de promovermos um concurso com mínimas despesas, baseado 100% da internet, baseado principalmente das redes sociais. Preparamos um projeto e corremos atrás.

PARCEIROS CHEGARAM

Em primeiro lugar procuramos o Hiper Comercial Monlevade, que topou a empreitada e disponibilizou os 500 reais para os prêmios. Fomos atrás do Luiz da Ludor, que ofereceu prêmios.  Fui atrás do Bruno Guimarães, que ajudou pra caramba. Em primeiro lugar disponibilizou bolsas para os vencedores. Depois nos ajudou durante o percurso, dando conselhos e assistência. O pessoal da JM também entrou com vale compras. Jacque da República Literária sempre esteve conosco. Os escritores Afonso Jr e Jairo Martins disponibilizaram seus livros para serem oferecidos como prêmios também. A Rádio Alternativa nos ajudou a divulgar, assim como o Jornal Bom Dia. Por fim ao Luiz e equipe da CDL, sempre solícitos. E agradecemos tambem à Dri Janzen, que nos emprestou seu projetor, ao Lucas que salvou o evento, enfim...

MAS COMO ASSIM? VOCÊS NÃO TIVERAM LUCRO?

Tivemos sim.  Fizemos novas amizades, creio que conseguimos construir uma bela galeria de fotos, visão contemporânea dos fotógrafos, amadores ou não. Lucro material realmente não tivemos. Muito pelo contrário. Gastamos um pouquinho do bolso. Mas com toda certeza valeu à pena e faremos mais coisas.

SOBRE O COMEÇO DIFÍCIL

Vcs não fazem ideia. Com 30 dias do concurso  não tínhamos uma inscrição sequer. Tivemos de alongar o prazo de inscrições e começar a procurar as pessoas. Começamos a dialogar com quem tava sempre postando fotos lindas sobre a cidade. E pintaram as primeiras inscrições da Laurita Santos. Eram fotos lindas de um local que eu não conhecia: o "Pau de óleo". Depois pintaram a inscrições  da Jéssica Quaresma. Também do Pau de óleo. Puxa. Um novo eldorado em João Monlevade? E depois começaram a chegar lindas fotos de todos os lados.

PROBLEMAS DETECTADOS QUE PRETENDEMOS CORRIGIR

Algumas pessoas reclamaram das mudanças no regulamento e não tiramos a razão dos reclamantes. Talvez por estaremos fazendo o primeiro nessa modalidade, realmente tivemos de adequar por que desconhecíamos certas especificidades. Com certeza o segundo CONCURSO já será com regulamento mais fechadinho, considerando o conhecimento adquirido no primeiro. Outra coisa foi sobre o formato do Concurso, votação pela internet. Dessa vez optamos pelo facebook, acreditando que seria um espaço mais popularizado e com mais segurança para os votos. No próximo vamos criar um sistema em que os votos possam ser legitimados com algum tipo de inscrição, para que não seja possível qualquer tipo de estratégias para multiplicação de votos.

O EVENTO DE PREMIAÇÃO

Em princípio estávamos pensando em fazer tudo só na internet. Mas  concluímos que seria importante fazermos um evento de premiação pra gente conhecer pessoalmente a galera virtual. Pensamos em fazer na REPÚBLICA LITERÁRIA das amigas Jacque e Nádia. Mas na data as meninas teriam um evento no Harpas. Como precisávamos fazer as coisas rápido, para não matarmos a credibilidade do evento, resolvemos manter a agenda e conversar com o Luiz da CDL. E deu tudo certo. Foi uma noite bacana, tivemos a felicidade de entregar os prêmios aos vencedores e principalmente de conhecer o pessoal no olho no olho. Foi uma delícia encontrar pessoalmente tanta gente boa

SUGESTÃO DO ILUSTRE CHICO BARCELONA

Francisco, uma das maiores autoridades em cultura e em fotografias no município nos deu a hora de sua presença. Pedi a ele que dissesse algumas palavras e ele falou com muita autoridade.

SOBRE O PAU DE OLEO

Barcelona levou uma fotografia de um incrível pau de oleo, que  caiu por causa de uma tempestade . Foi ilustrativo por causa do foco não combinado sobre uma das regiões mais remotas da cidade.

SOBRE A AUSÊNCIA DE TEMÁTICAS SOCIAIS

Barcelona achou sintomático que ninguém tenha fotografado as mazelas, fotografias denunciando o lixo nas encostas, agressões ao meio ambiente , iniquidades. Sem querer nos deu o mote de um prêmio especial para a próxima edição. PRÊMIO VISÃO SOCIAL.

E O QUE VEM POR AÍ?

Estamos elaborando o projeto para um CONCURSO LITERÁRIO. Em breve teremos notícias...

 

Um comentário:

EDITAL CONCURSO FOTOGRÁFICO PENSANDO MONLEVADE

CONCURSO FOTOGRÁFICO PENSANDO MONLEVADE

E você? Já está tirando suas fotos?  Não se esqueça que o CONCURSO é aberto a profissionais e amadores. Quem quiser se inscrever, de...